Terreiro Sampa
Nascemos em 2005, com o projeto “Nossas Cordas, Nossas Vozes”, oferecendo aulas de musicalização, canto e cavaquinho, ministradas em parceria com o GRES Sociedade Rosas de Ouro, que atuou com jovens da periferia da Brasilândia, Freguesia do Ó e Região.
No mesmo ano iniciamos nossas aulas de capoeira, e desde 2005 disseminamos a cultura afro-brasileira através dos trabalhos do prof. Moleque, responsável pelo Coletivo Agô Capoeira, disseminando não só a arte da Capoeira, como o respeito às nossas origens e aos nossos ancestrais.

Oferecemos também “Oficinas de Construção de Instrumentos” com materiais de fácil acesso a públicos diversos.
Em 2009 nossa primeira contação de histórias deu o nome ao Núcleo Cultural e a partir daí muitas histórias foram contadas e muita cultura foi disseminada às crianças.
Oportunizamos momentos lúdicos e socioeducativos em parceria com a SM Editora, doando aos alunos exemplares do livro que deu corpo à contação.
Ainda em 2009 nasce o “Núcleo de Pesquisa de Movimento O Corpo Fala”, que se propõe a estudar as manifestações culturais brasileiras dentro da dança e da capoeira, em conjunto com a percepção e autoconhecimento do corpo.
Em 2012 nasceu nossa cara, nosso logo, nossa força, e com ele reafirmou-se a nossa responsabilidade com nosso povo, nossas raízes, nossos ancestrais.
Em 2020 iniciamos a preparação do espaço físico no Núcleo Cultura Terreiro Sampa, que vai propiciar a formação de jovens brincantes em capoeira, danças brasileiras, música popular, artes do corpo e também a formação de jovens disseminadores da cultura brasileira.
Em 2021 inauguramos o espaço para o público, oferecendo aulas de Capoeira, danças negras e percussão, mas ainda temos muito mais para oferecer e compartilhar.